X

Solicitação de Orçamento Februce

Novidades

27.04.2016
Inauguração Armazém TCP

     A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá inaugura, no próximo dia 27, o novo armazém de cargas de importação no litoral paranaense. Com investimentos de R$ 26 milhões, o novo armazém terá quase o triplo da capacidade do antigo – passando de 3.200 pallets para aproximadamente 9.200, e receberá novos equipamentos, como empilhadeiras trilaterais que operam em corredores de 1,8 metro.

     Com o novo armazém, que tem 12 mil metros quadrados, a expectativa da TCP é atender a demanda por serviços de armazenagem esperadas para os próximos 10 anos. “O novo armazém será um dos mais modernos do Brasil e deve atender, prioritariamente, as cargas de importação”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP.

     A atual área onde as cargas importadas são armazenadas será revertida para cargas de exportação. De aproximadamente 3 mil metros quadrados, o Terminal passará a contar com uma área de 10 mil metros quadrados para esse tipo de produto, que chega diretamente da indústria como carga geral e é estufado em Paranaguá.

     Com as duas novas áreas, o Terminal conseguirá reduzir ainda mais os custos logísticos para seus clientes. “A TCP conseguirá reduzir custos na cadeia já que o contêiner que chega para exportação não deixa o Terminal vazio, mas segue carregado novamente”, enfatiza.


Segurança


     O investimento no novo armazém de Paranaguá contempla a compra de empilhadeiras trilaterais, capacitadas para atuar em corredores estreitos de até 1,8 metro, já que faz giro frontal de 180º. “São equipamentos que darão mais agilidade ao manejo das cargas e são indicadas para armazéns com pé direito alto”, explica Moraes e Silva.

     Além dos novos equipamentos, a área de armazenagem da TCP ganha novos processos de controles e gestão. “A gestão de posições será realizada automaticamente por meio de novos softwares, o que fará com que o Terminal ganhe em movimentação e armazenagem de cargas. A expectativa é que sejam armazenados 500 contêineres a mais por mês no armazém, com operações mais modernas, eficientes e com elevada qualidade operacional”, ressalta.

     A segurança do novo espaço também foi ampliada, com dispositivos que garantem que as cargas dos clientes da TCP não sofram quaisquer tipos de avarias. “O Terminal já conta com um sistema muito seguro anti-incêndio. Entretanto, fomos buscar soluções ainda mais modernas e eficientes que acompanhem a evolução pela qual o Terminal passa constantemente. Todas atendem as normas norte-americanas de segurança, uma das mais exigentes do mundo”, afirma.

     O espaço dedicado para cargas que exigem anuência de órgãos intervenientes como Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura, também foi ampliado. Somente a área destinada para a Anvisa, por exemplo, será ampliada em cerca de dez vezes e contará com uma câmara totalmente climatizada.


Sobre a TCP


     A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – segundo maior terminal de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

     Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.

     A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

 

 

http://www.tcp.com.br/tcp-inaugura-novo-armazem-em-paranagua/